sexta-feira, 12 de março de 2010

O que ensinar para espanhóis e estrangeiros em Sevilha

Nascer na Europa não é um privilégio. Aqui tem pobreza, desigualdades sociais, corrupção, mentes pequenas e espíritos diminutos tanto quanto em solo Latino Americano. Espanhóis estão na Europa, no Velho Mundo, no âmago da cultura, blá blá blá, mas estão em desvantagem em relação a nós: não podem ser considerados como um povo que tira proveito das adversidades.

Se chove, os espanhóis reclamam. Se faz sol, reclamam. Se está frio, maldizem o tempo, o clima, o planeta. Se faz calor, dizem que a culpa é do governo. Ou seja, nunca estão contentes com nada, absolutamente nada.

E como são trágicos! Misericórdia! Pelo que notei não existe uma escala que mostre o quão desventuroso é algum fato - não há meio-termo: eles morrem por absolutamente qualquer coisa! Se o cão do vizinho da avó morreu, choram ininterruptamente durante uma semana e a dona passa o resto do ano vestida de preto. Quando o time da cidade perde, fazem escândalo e, como sempre, a culpa nunca é dos jogadores pernas-de-pau, mas sim do time oposto que deve ter feito um pacto com o demo para vencer a partida.

Nós, brasileiros, também temos nosso quinhão de alma trágica, mas nós seguimos em frente, passamos pelas adversidades. Os espanhóis, não. Eles gostam de sofrer, e chorar, e se lamentar... por qualquer coisa.

-------------------------------
Acho que eles precisam ver o lado clean da vida, esquecer um pouco o seu posto de "nação ancestral" e viver o hoje. Ter o passado sempre presente às vezes é uma sina, nada além . E esse país é a prova viva disso!

-------------------------------
Obviamente existem mais algumas coisas que, tanto espanhóis como turistas na Espanha devem aprender. A lista é grande, mas ater-me-ei apenas em alguns ensinamentos básicos e cruciais.
1-Nem todo estrangeiro é surdo.
2-Um idioma serve para que as pessoas se comuniquem e se entendam. Faça um bom uso de seu idioma, articule as palavras como elas são, não resmungue e não grite como uma senhora desprovida de discernimento.
3-Ter uma cadeira vazia ao lado não significa que você está convidado para beber junto. Peça licença, pegue a cadeira e vá beber com sua turma.
4-Você fuma. O cigarro é seu. Eu não fumo, por que o câncer de pulmão tem de ser meu?
5-Sim, uma argola dourada no dedo anular da mão esquerda significa que a pessoa é casada. Pra que perguntar?
6-A pia da cozinha foi feita apenas para lavar louças, nada (e quando eu digo nada, é nada mesmo!) além de louças.
7-Bicicleta é um meio de transporte ecologica e politicamente correto, que foram feitas para circular por vias específicas, e não sobre os pés das pessoas. Principalmente se as pessoas forem idosas.
8-Por mais que seja permitido, existem certas coisas que não devem, em hipótese alguma, serem jogadas no WC.
9-Banho diário não é um luxo, mas necessidade. Além disso não mata e faz bem pra saúde.
10-Existe uma infinidade de tipos e marcas de desodorante, é só escolher um e usar.
11-Sim, sou brasileira, mas no Brasil não existe somente carnaval, futebol e caipirinha. Por acaso todo espanhol é toureiro?

Um comentário:

  1. Josi, AMEI o post!
    Vou reenviá-lo pra todos que conheço lerem também. :)))
    beijos!

    ResponderExcluir