sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Peripécias viageiras

Aterrissei em solo europeu em terras de 'aquém mar' - Lisboa. Camões que me perdoe, mas presenciei algumas atitudes sem serifa, belos espécimes lusos de antipatia, ou, no mínino, cinismo (e, por que não dizê-lo, do estilo grotesco de ser?). Ok, Ok! Estou exigindo demais de um ser humano às 8h da manhã de uma segunda-feira, num dia frio, num local onde o sol começa a brilhar apenas a partir das 8h15min? Acho que não. O fato é que se espera que um ser humano normal, educado, gentil, com serifas no mínimo perceptíveis em nível telepático, é que responda à uma pergunta da forma mais simples possível, sem piadas inapropriadas.

Sim, porque se é muita exigência ser simpático à essa hora a manhã-grada européia, também o é responder de forma cínica. Caso contrário seriam dois pesos e duas medidas na avaliação do caso. Ora, pois!

Ilustrando:

Cena: manhã de segunda-feira no aeroporto de Lisboa em frente ao portão de embarque número sete. Muito frio, céu claro, sol despontando. Muito frio. O vôo para Sevilha está atrasado e alguns passageiros parecem inquietos, hesitantes (perguntar ou não perguntar?).
Eu: Bom dia! Quando será o embarque para Sevilha?
Gajo da Companhia Aérea: Ôra! Não há âvião âinda, há? Quando o âvião chegar, fâremos o embarque!
Eu (pasma): Muito obrigada pela informação!
Gajo da Cia Aérea: aquiesce com a cabeça, faz pose de que a situação era óbvia e continua a conversar com sua companheira.
Eu: saio de cena.

O pior de tudo é que esse foi o fato marcante durante minha hora de permanência no aeroporto de Lisboa.

Moral da história: por mais serifadas que certas atitudes sejam, basta um único uso do princípio grotesque para que toda polidez se perca. E o que restarão são lembranças de uma odisséia sem serifas...

A salvação da memória foi o fato de eu chegar em Sevilha uma hora após a chegada do avião no local de embarque e ser saudada pelos agentes aduaneiros que, gentilmente, solicitaram que eu abrisse minha mala preta.

E a ilíada estava apenas começando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário